terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CULTURA GREGA E O CAMINHO PARA DIFUSÃO

A história da Grécia antiga perpassa por duas principais cidades-estados, Esparta e Atenas. Essa duas cidades dominavam o cenário cultural Grego, a cidade de Esparta era uma cidade muito voltada para o militarismo, muito disso devido ao terreno onde se encontrava que dificultava o abastecimento da cidade e se fazia necessário conquistar territórios férteis. Além disso, exercia um governo autoritário e fechava-se em torno de si mesma, sendo a educação dos jovens feita pelo Estado que a partir dos sete anos de idade deixavam suas casas e famílias dirigindo-se para locais de treinamento militar.
Atenas, o avesso de Esparta, teve uma vida urbana e aberta as novidades, tendo a atividade comercial como base de sua economia. O comércio ateniense contribuía para abrir as portas da percepção de Atenas e assim conhecer novas culturas, já que faziam comércio com vários povos. Um importante aspecto da cultura ateniense é a democracia que atualmente é o modelo mais utilizado, porém com as adaptações necessárias para cada período.


Partenon de Atenas

A educação ateniense visava mais o desenvolvimento das aptidões de cada um, os garotos entravam nas escolas para estudar aritmética, literatura, música, escrita e educação física só sendo incorporado ao treinamento militar a partir dos 18 anos. Outro aspecto que chama atenção é a semelhança com relação ao tratamento dado as mulheres em Atenas e as mulheres em algumas sociedades atuais como, por exemplo, o Brasil do século XIX:

As mulheres de Atenas estavam reservadas apenas as funções domésticas. Os pais tratavam de casar logo as filhas adolescentes, as quais, após núpcias, ficavam sob o domínio total dos maridos. Nesse mundo masculino, ficar em casa e em silencio era o maior exemplo de virtude para representantes do sexo feminino.

As cidades-estados gregas conheceram a maioria dos sistemas de governos existentes hoje, a monarquia que inicialmente foi o modelo de governo de todas as polis; o governo oligárquico em que o poder ficava dividido entre pessoas que pertenciam a famílias importantes de uma cidade; a tirania ou o governo dos tiranos que se estabelecia e se mantinha no poder por meio da força; além da democracia que hoje é o principal modelo de governo adotado, guardadas as proporções de cada período.
Na primeira e segunda aula do estagio no dia 08/09/2010 foi discutido essas questões da cultura grega, onde foi utilizado um mapa da região para ilustrar o terreno ocupado pela Grécia no momento, o que contribui para entender as questões que impulsionaram a cultura das principais cidades-estados da Grécia, como já citado acima, além disso, por indicação do professor regente foi trabalhado um documentário que explora todas essas questões culturais da Grécia até o fim da Grécia das polis e o inicio do período macedônico.


Mapa da região ocupada pela Grécia Antiga


O fim da Grécia da polis, impulsionada pelas guerras entre gregos conhecida como guerra de Peloponeso, que colocava em guerra a Liga de Delos e a Liga de Peloponeso, lideradas por Atenas e Esparta respectivamente que vinham aumentando sua antipatia desde o fim das guerras medicas, vai ter como conseqüência a ascensão da Macedônia.
Esse novo povo que domina a região da Grécia vai promover um grande movimento de conquista de territórios tornando o império macedônico como um dos maiores da história e também um dos mais importantes por ter em sua expansão uma característica de difusão cultural, obtida e desenvolvida através da junção entre as culturas, grega e macedônica.
As conquistas de Alexandre Magno, filho de Filipe II que conquistou a região grega, promoveu a fusão das culturas das várias regiões conquistadas no Oriente com os valores gregos  e deu origem a cultura helenística, que teve como centro de difusão cultural Alexandria, no Egito, e Pérgamo, na Ásia Menor.
Os gregos alcançaram notável desenvolvimento  cultural e artístico. Sua produção tornou-se tão rica e fecunda que ultrapassou os limites do tempo e do espaço geográfico e influenciou toda a cultura ocidental e algumas sociedades orientais. Alguma das influencias culturais da Grécia são:

·         A filosofia com Platão, Sócrates e Aristóteles que até hoje são bastante estudados.


Sócrates, Platão e Aristóteles respectivamente

·         A matemática com Pitágoras tido como o pai da matemática, Euclides e Arquimedes.



·         A medicina com Hipocrates tido como o pai da medicina que já utilizava técnicas como examinar o aspecto dos olhos, a temperatura do corpo, examinar a urina e as fezes como forma de identificar uma doença, métodos que ainda hoje são utilizados.
·         Astronomia que mediu a distância  da terra com o sol e a lua
·         A Geografia com a divisão em meridianos e paralelos
·         As bibliotecas que faziam copais das obras para não se perder o conhecimento em caso de algum desastre
·         Mitos poéticos criados principalmente por Homero
·         A história que produziu obras, por exemplo, sobre as guerras medicas e sobre a guerra de Peloponeso.
·         O teatro, os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga

                                                   Ruínas de um teatro grego


·         Esculturas, músicas, pintura e arquitetura


Imagem representando a arquitetura, a escultura, a música e a pintura


·         As olimpíadas criadas pelos gregos como forma de homenagear os deuses

                       Pintura em vaso grego representando as Olimpíadas Gregas


            Enfim são varias as contribuições da cultura grega para a sociedade atual. Esse conteúdo foi trabalho em sala de aula na terceira e quarta aula do estagio no dia 15/09/2010 através de imagens, que ilustram e exemplificam vários aspectos da cultura grega contribuindo para uma melhor analise da presença cultural grega na sociedade atual.
Os métodos utilizados para trabalhar o conteúdo da Grécia Antiga contribuem bastante para o entendimento, pois aproxima o aluno da cultura Grega e começam a enxergam as aulas e o conteúdo de história de uma maneira diferente. Percebem que mesmo se tratando de um período extremamente distante do atual, muitos aspectos da sociedade clássica foram deixados de herança para a sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário