terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Exercícios realizados em sala de aula

Verificação de Leitura 1.  Plano de Aula 5 e 6 (06/10/2010).
1.      Quais as explicações para a Origem de Roma?
2.      Quais as razões para os conflitos entre patrícios e plebeus?
3.      Explique a seguinte passagem do texto: “[...] o controle do poder político, em toda trajetória romana, jamais saiu das mãos da elite patrícia”.
4.      Qual o significado das Guerras Púnicas na história de Roma?

Verificação de Leitura 2. Plano de Aula 7 e 8 (13/10/2010).

1.      Como as conquistas influenciaram o direito romano?
2.      Qual a relação entre o banquete e as conquistas?
3.      Qual a relação entre a palavra, o conhecimento e o banquete?
4.      O que era o proletariado na Roma Antiga?
5.      Quais as razões para o fracasso da reforma agrária dos irmãos Graco?

Verificação de Leitura 3. Plano de Aula 9 e 10 (20/10/2010).

1.      Explique a frase de Perry Anderson: “A república conquistara para Roma o seu Império: as suas próprias vitórias a tornaram anacrônica”.
2.      Quais as intenções da política do pão e circo?
3.      Explique o papel do exército na crise republicana.
4.      Por que, para Cícero, César teria destruído o Direito e a liberdade?
WAR Império Romano. Delimitações Territoriais.

Verificação de Leitura 4. Plano de Aula 11 e 12 (27/10/2010).

1.      O que ocorreu com o Senado romano a partir do Império?
2.      Por que a pax romana sinaliza para alguns o apogeu e para outros o início da crise do Império romano?
3.      O que significou o declínio do número de escravos na crise do Baixo Império?
4.      Explique a seguinte frase do texto: “Ao longo de centenas de anos, o centro de gravidade mudou das cidades para as propriedades agrícolas”.
5.      Que fatores explicariam as perseguições aos cristãos na Roma Antiga?

2 comentários: